PROLAPSO DA VALVA MITRAL

INTRODUÇÃO
O prolapso da valva mitral é uma das anomalias cardíacas mais prevalentes. Ela é duas vezes mais frequente entre as mulheres do que nos homens. Pode haver uma predisposição familiar ou não.

O QUE É PROLAPSO DA VALVA MITRAL
Nessa situação existem vários mecanismos que tentam explicar um defeito em algum elemento da estrutura que forma a valva mitral, chamado aparelho valvar. Ocorre deslocamento de um ou de ambos os folhetos da valva mitral acima do plano do anel mitral. Essa anormalidade pode levar à falha do fechamento da valva mitral, levando à insuficiência da valva mitral.

SINTOMAS
A maioria dos pacientes não tem sintomas e permanecem assim por toda a sua vida. No entanto, alguns sintomas inespecíficos como cansar-se com facilidade, palpitações, ansiedade e outros foram relacionados ao prolapso da valva mitral previamente, porem essa relação não foi confirmada em estudos clínicos.
Quando o paciente apresenta uma complicação do prolapso da valva mitral, que é a insuficiência em fechar a valva, ele pode ter sintomas como fadiga, falta de ar, limitação de exercício, e mesmo palpitação.

EXAMES
O Ecocardiograma transtorácico é o exame mais importante no diagnóstico do prolapso da valva mitral.

COMO TRATAR
O paciente que foi diagnosticado com prolapso da valva mitral, sem falha no fechamento da valva, que não tem sintomas e sem alterações evidentes em exames do ritmo do coração, apresentam um excelente prognóstico. Devem sentir-se tranquilos sobre o prognóstico favorável, mantendo um estilo de vida normal, fazendo acompanhamento com ecocardiograma com intervalo de tempo definido pelo seu médico que o está avaliando.

Pré-agendamento On-line​

Para a sua comodidade, oferecemos o pré-agendamento on-line. Informe os seus dados e nossas atendentes entrarão em contato em até 24 horas (somente dias úteis).

Os contatos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.