ANGIO - RM ARTERIAL DE PELVE
Informações sobre preparo para o exame
A Ressonância Magnética (RM) é um método diagnóstico avançado e bastante seguro que não utiliza radiação ionizante, isto é, não utiliza raios X. A imagem é formada através da combinação de um forte campo magnético (como um imã) com ondas de radiofrequência, de forma indolor e não invasiva.
Para o maior conforto do paciente, a Quanta Diagnóstico por Imagem possui um equipamento de Ressonância Magnética extremamente moderno e que permite a realização de técnicas avançadas com muita rapidez, além de apresentar largura interna de 70 cm de diâmetro, uma das maiores do mercado.
As seguintes informações são importantes para a realização da Ressonância Magnética
No momento da marcação do exame é imprescindível informar se tem:
• Marca-passo cardíaco
• Desfibrilador/cardioversor implantado
• Clipes de aneurisma
• Implante coclear ou implante no ouvido
• Implante ou dispositivo eletrônico para neuroestimulação
• Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
• Fixadores ortopédicos externos
Pacientes com marca-passo cardíaco devem verificar com o fabricante e/ou técnico responsável pelo dispositivo se pode entrar na sala de Ressonância Magnética e se esse é compatível com a realização do exame. Caso seja compatível, o exame pode ser realizado, porém, deve ser acompanhado pelo técnico responsável pelo dispositivo, com documentação (carteirinha) do dispositivo contendo as informações técnicas.
No caso de clipe de aneurisma, implante coclear ou implante no ouvido e implante ou dispositivo eletrônico para neuroestimulação, além da documentação (carteirinha) do dispositivo contendo as informações técnicas, o exame deve ser acompanhado de uma carta do médico solicitante/responsável atestando a segurança para a realização do exame.
Caso o dispositivo não seja compatível, o paciente deve trazer a documentação para que a compatibilidade com o exame de ressonância seja verificada pela nossa equipe técnica.
No momento da marcação do exame, informar também se tem algum outro tipo de material metálico no corpo e qual é esse material (por exemplo: clipe, implante, dispositivo eletrônico, estimulador, prótese, fragmento de metal, objeto ou fragmento metálico nos olhos) e descrever por escrito esse material.
Alguns materiais metálicos que são permitidos para a realização do exame:
• Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
• Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
• Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
• Derivação ventriculoperitoneal
• Dispositivo intrauterino (DIU)
• “Stents” intravasculares (como “stent” coronariano, por exemplo)
• Tatuagens e maquiagem definitiva – nesse caso, é indicado esperar pelo menos 30 dias após sua realização para fazer o exame
Ainda no momento da marcação do exame, informar se apresenta uma ou mais das seguintes condições:
• Doença/insuficiência renal aguda ou crônica
• Faz diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal)
• Já fez cirurgia/transplante renal?
Caso tenha uma ou mais das condições mencionadas acima, trazer, no dia da realização do exame, um exame de creatinina recente (de até 30 dias antes da realização do exame de ressonância magnética).
Preparo
• Chegar à clínica 30 minutos antes da hora marcada para a realização do exame. Essa antecedência é fundamental, caso contrário haverá risco de impossibilidade de realização do exame
• Não há necessidade de suspender medicamentos de uso regular
• Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo até 1 (uma) hora antes do exame, na dosagem em que está habituado
• Recomendado jejum de 2 (duas) horas antes da realização do exame (Caso não seja possível realizar jejum, o exame pode ser marcado sem restrição alimentar)
• Não ingerir cafeína por 24 horas (Café ou chá, refrigerante, chimarrão e medicamentos com cafeína)
• Recomendado não usar cremes ou óleos corporais no local a ser examinado
• Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal, que deverá permanecer até o final do procedimento
• Este exame deve ser evitado em gestantes no primeiro trimestre de gravidez (até 12 semanas), sendo realizado somente em casos específicos, com estrita necessidade. Caso tenha dúvida se está grávida, é preciso confirmar com a realização do exame de beta-HCG sanguíneo. Para mais informações, entre em contato com a equipe da Quanta.
• Mulheres que estejam amamentando não precisam interromper o aleitamento materno. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe da Quanta
• Em alguns casos é necessário utilizar contraste para a realização do exame. Por isso, pacientes alérgicos ao contraste gadolínio devem comunicar esse fato para a equipe técnica antes da realização do exame
• Em caso de claustrofobia ou impossibilidade de permanecer imóvel durante o exame, pode ser necessário marcar o exame com anestesia. Entrar em contato com a clínica com antecedência para esse agendamento
• Para agilizar o atendimento, imprimir, em uma só cópia, o Termo de Consentimento para Ressonância Magnética (enviado por e-mail), ler com atenção e trazê-lo preenchido no dia do exame, que deve ser agendado com antecedência
• Será necessário responder um questionário técnico de segurança e com informações clínicas importantes para seu exame
Peso máximo suportado pelo equipamento: até 250 kg
Exames anteriores que devem ser trazidos
• Ultrassom
• Tomografia computadorizada
• Ressonância magnética
• Outros exames da região a ser avaliada (por exemplo, cintilografia, endoscopia, biópsia, entre outros)
Durante o exame
Devido ao poderoso campo magnético para realização das imagens, a presença de objetos metálicos dentro da sala de exames pode ser perigosa para o paciente e/ou causar interferência na qualidade do seu exame.
Antes de entrar na sala de Ressonância Magnética, é imprescindível remover todos os objetos metálicos do corpo, incluindo aparelhos auditivos, próteses dentárias, chaves, telefone celular, moedas, cartões de crédito, óculos, prendedores de cabelo, joias/bijuterias (como brincos, anéis, correntes), piercings, clipes metálicos, canetas, ferramentas, vestimentas com prendedores de metal, entre outros.
Objetos metálicos soltos também são proibidos na sala de exame, pois o imã da Ressonância Magnética está sempre ligado, mesmo durante os períodos em que os exames não estão sendo realizados
Será necessário trocar as suas roupas por uma roupa própria para a realização do exame. Você terá um armário com chave para guardar seus pertences.
Seu questionário, informações clínicas e pedido médico serão revisados pelo médico radiologista que irá orientar e acompanhar o seu exame.
O aparelho de Ressonância Magnética emite ruídos durante a realização do exame, por isso, disponibilizamos protetor auricular para o conforto e segurança do paciente.
Para a realização do exame, o paciente fica deitado confortavelmente em uma maca e será posicionado no equipamento para avaliação da região de interesse. É necessário permanecer imóvel, deitado no aparelho, dentro de um túnel aberto nas duas extremidades. O paciente é observado durante todo o exame e permanece com uma campainha na mão, caso tenha necessidade de se comunicar ou chamar o técnico.
Dependendo da região a ser estudada, pode ser solicitado ao paciente segurar respiração durante alguns segundos. Nossa equipe dará mais orientações com relação a isso no momento do exame.
Pode ser necessária a utilização de meio de contraste por via venosa, oral, vaginal e/ou retal, para melhor caracterização de achados normais e eventuais alterações. Essa decisão é tomada pelo médico radiologista que acompanha o exame, de forma individualizada para cada paciente. O meio de contraste utilizado por via venosa é o gadolínio (não contém iodo). Esse meio de contraste é bastante seguro e um dos mais modernos entre os contrastes atualmente disponíveis no mundo para ressonância magnética e a incidência de reações adversas é muito rara.
Para exames do abdome e da pelve também é necessária a utilização de um medicamento antiespasmódico endovenoso para reduzir temporariamente o movimento intestinal.
Duração do exame
Entre 30 a 45 minutos por região analisada
Após o exame
Não há nenhuma restrição, apenas é indicado beber muito líquido caso tenha feito uso de contraste (a não ser que haja restrição por ordem médica). Caso tenha reações anormais, entrar em contato com a Quanta e/ou procurar serviço médico de urgência.
ESTE EXAME É REALIZADO SOMENTE COM SOLICITAÇÃO MÉDICA. É IMPRESCINDÍVEL TRAZER PEDIDO MÉDICO COM AUTORIZAÇÃO/LIBERAÇÃO, CARTEIRA DO CONVÊNIO E DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO.
Caso ainda tenha alguma dúvida, a nossa equipe de atendimento terá prazer em atendê-lo de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 16h, pelo telefone (41) 3362-9778.
Corpo Clínico
Uma equipe multidisciplinar formada por médicos especialistas de variadas áreas da saúde.
Médico Cardiologista e diretor geral da Quanta. Possui Residência Médica pela Universidade Vanderbilt (EUA), doutorado em Medicina pela USP e em Cardiologia pelo Incor- HCFMUSP. É especialista certificado pelo American Boards of Nuclear Medicine e pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e consultor da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU. Já recebeu o prêmio Roentgen, nos EUA, por pesquisas na área de tomografia por emissão de pósitrons. Também é o atual presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

Dr. João Vicente Vítola - CRM 15739/PR
Médico CardiologistaMédico nuclear e diretor clínico da Quanta. Possui Residência Médica e em Medicina Nuclear pela UNICAMP e treinamento em PET pela Universidade da Pensilvânia e Universidade Vanderbilt (EUA), onde realizou trabalhos científicos na área.

Dr. Carlos Cunha - CRM 18486/PR
Médico nuclearMédico nuclear e diretor do Serviço de PET/CT da Quanta. Possui Residência em Medicina Nuclear, especialização e doutorado em Radiologia pela USP. Foi um dos integrantes da equipe que realizou um projeto sobre custo efetividade de PET para o Ministério da Saúde, que contribuiu para a publicação da lista de recomendações de PET da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Sociedade Brasileira de Cancerologia. Também é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.

Dr. Juliano Julio Cerci - CRM 26363/PR
Médico nuclearMédico Cardiologista e coordenador do Serviço de Angiotomografia Coronariana e diretor de Pesquisa e Inovação da Quanta. Possui pós-graduação e residência médica em Clínica Médica no HCFMUSP e residência médica em Cardiologia e Cardiologia Intervencionista/ Hemodinâmica no Incor- HCFMUSP. É post-doc fellow em Imagem Cardiológica na Johns Hopkins University (EUA). Também é o atual diretor científico da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

Dr. Rodrigo Julio Cerci - CRM 25118/PR
Médico CardiologistaMédico cardiologista da Quanta. É mestre em Cardiologia pela UFPR, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e possui título de habilitação em em Ergometria pelo Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Dr. Arnaldo Laffitte Stier Jr. - CRM 9475/PR
Médico CardiologistaMédico Cardiologista do Setor de Pesquisa da Quanta. Possui mestrado em Ciências da Saúde pela PUCPR. É professor da Faculdade de Medicina da UFPR e da Escola de Medicina da PUCPR. Também é o cardiologista responsável pelo Ambulatório de Cardiologia-Valvopatia da Santa Casa de Curitiba.

Dr. Fábio Rocha Farias - CRM 15791/PR
Médico CardiologistaMédica Radiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital Universitário da UFSC, aperfeiçoamento em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada pela Clínica DAPI e título de especialista em Radiologia pelo Conselho Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Também é membro titular da CBR.

Dra. Fernanda Mota Felipe - CRM 25077/PR
Médica RadiologistaMinicurrículo em breve

Dr. José Antônio da Silva - CRM 8879/PR
Médico CardiologistaMédico Cardiologista da Quanta. Possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), especialização em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Terapia Intensiva (AMIB) e mestrado em Medicina (Cardiologia) pela UFPR. Também é médico da Universidade Federal do Paraná e professor adjunto do curso de Medicina da Universidade Positivo.

Dr. Luiz Antônio Fruet Bettini - CRM 7806/PR
Médico CardiologistaMédico Cardiologista e coordenador do Serviço de Angiotomofrafia Coronariana da Quanta. Possui Residência em Clínica Médica e em Cardiologia no Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba (PR) e especialização em CT e RM Cardiovascular Incor- HCFMUSP. Também é membro da Society of Cardiovascular Computed Tomografy (SCCT) e da Society for Cardiovascular Magnetic Resonance (SCMR).

Dr. Marcello Zapparoli - CRM 17219/PR
Médico CardiologistaMédica nuclear da Quanta. Possui graduação em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Residência Médica em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da USP e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).

Dra. Margaret Masukawa - CRM 38137/PR
Médica nuclearMédica Radiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, especialização em Tomografia Computadorizada Multislice e Ressonância Magnética, Internato Médico na Universidade de Miami (EUA) e atualização em Diagnóstico por Imagem no Armed Forces Institute of Pathology (EUA). Também é membro da Radiological Society of North America (RSNA).

Dra. Maria Cláudia Vieira Zapparoli - CRM 26300/PR
Médica RadiologistaMédico Cardiologista da Quanta. Possui doutorado em Cardiologia pela USP, mestrado em Saúde Pública pela Harvard T.H. Chan School of Public Health (EUA) e certificado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em Ergometria Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Dr. Miguel Morita - CRM 18654/PR
Médico CardiologistaMédico Cardiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Medicina Interna e Cardiologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR e mestrado em Medicina – Clínica Cirúrgica pela PUCPR. É membro da European Association for Cardiovascular Prevention (EAPC) e do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Dr. Olímpio França - CRM 14087/PR
Médico CardiologistaMédico Cardiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, título de especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), especialização em Ecocardiografia pelo Hospital de Clínicas da UFPR e mestrado em Medicina Interna pela UFPR. Também é Preceptor da Residência de Ecocardiografia do Hospital de Clínicas da UFPR e professor assistente do curso de Medicina da UFPR.

Dr. Rafael Borsoi - CRM 21352/PR
Médico CardiologistaMédico Radiologista da Quanta. Possui Residência em Radiologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR, título de especialista em Radiologia pelo Conselho Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e Clinical Research Fellow pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), na área de Ressonância Magnética Abdominal-Pélvica.

Dr. Rafael Olinto Pelaez de Campos - CRM 17354/PR
Médico RadiologistaMédico Cardiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da UFPR e especialização em Cardiologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Também é especialista em Cardiologia e Ergometria pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Dr. Renato Maruiti - CRM 14076/PR
Médico CardiologistaMédico Cardiologista e Ecocardiografista da Quanta. Possui doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR, onde é professor colaborador do curso de pós-graduação. Também é ex-diretor administrativo do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ex-diretor científico e atual diretor de comunicação da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

Dr. Silvio Barberato - CRM 17167/PR
Médico CardiologistaMédico cardiologista da Quanta. Possui Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da UFPR e mestrado em Ciências da Saúde pela UFPR. É especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Também é autor do Portal do Coração, um dos maiores sites de cardiologia do Brasil voltado ao público leigo.

Dr. Tufi Dippe Junior - CRM 13700/PR
Médico CardiologistaMédico Radiologista e Coordenador do Serviço de Angiotomografia Vascular da Quanta. Possui Residência médica em Radiologia pela UFPR e especialização Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia. É Clinical Fellowship em Radiologia Intervencionista no grupo Hospiten (Espanha) e Clinical Attachment no King’s College Hospital (Inglaterra). Também é membro da Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe (CIRSE).

Dr. Christian Bark Liu - CRM 17452/PR
Médico RadiologistaMédico radiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR, título de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e certificado de atuação na área de Neurorradiologia Diagnóstica pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Associação Médica Brasileira. Também é ex-fellow em Neurorradiologia do Hospital Sainte-Anne, de Paris (França), VU Medical Center, de Amsterdã (Holanda), Ospedale San Raffaele, de Milão (Itália) e Istituto Giannina Gaslini, de Gênova (Itália).

Dr. Bernardo Côrrea de Almeida Teixeira - CRM 28111/PR
Médico RadiologistaMédico radiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, aperfeiçoamento em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética pelo Dapi e Research Fellowship Program - Musculoskeletal Imaging pela Universidade da Califórnia de San Diego (EUA). É membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Dr. Bruno Ogata - CRM 26008/PR
Médico RadiologistaMédica radiologista da Quanta. Tem especialização médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Instituto de Radiodiagnóstico por Imagem Rio Preto (ULTRA – X) e aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com enfoque nos métodos de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada Multislice, nas subespecialidades de Neurorradiologia, Imagem do Tórax, Imagem da Mama, Imagem do Abdome, Imagem do Sistema Músculo Esquelético e Imagem Vascular. Ainda possui Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Dra. Isabella Souza Sitta - 24382/CRM-PR
Médica RadiologistaMédico radiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – UFPR, e em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia pelo Hospital A.C Camargo Câncer Center. Também tem títulos de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia pela Associação Médica Brasileira.

Dr. João Vitor Bacarin - CRM 30843/PR
Médico RadiologistaMédico Radiologista da Quanta especialista em Imagem do Abdome. É mestre em Radiologia pela UFRJ, professor assistente da disciplina de Radiologia na UFPR e Research Fellow em Ressonância Magnética do Abdome pela Universidade da Carolina do Norte (EUA). Ainda é Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Dr. Mauricio Zapparoli - CRM 19676/PR
Médico RadiologistaMédico cardiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Cardiologia e Medicina Interna pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Tem especialização em Ecocardiografia Cardiovascular, Título de Especialista em Medicina Interna e Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Dr. Mauricio Tamura Saraiva do Brasil - CRM 14088/PR
Médico CardiologistaMédica radiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e complementação de especialização em Radiologia Abdominal pelo Hospital Santa Isabel – FURB. Possui Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), é Research Fellowship na Northwestern University - Feinberg School of Medicine, em Chicago (EUA), nas áreas de Tomografia Computadorizada e Oncologia, e é médica do departamento de Radiologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Também é médica pesquisadora do serviço de Ultrassonografia do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (FMUSP) e ex-coordenadora do Grupo de Estudos de Ultrassonografia (GEUS) da Sociedade Paulista de Radiologia.

Dra. Sandra Mônica Tochetto - CRM 19585/PR
Médica RadiologistaMédica cardiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR e em Cardiologia pela Santa Casa de Curitiba. Atua na área de Ecocardiograma.

Dra. Tatiane Vítola Rohn - CRM 20844/PR
Médica CardiologistaMédico cardiologista da Quanta. Possui Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atua na área de Ergometria.
