Quanta

ANGIO - RM ARTERIAL DE PESCOÇO

Informações sobre preparo para o exame

A Ressonância Magnética (RM) é um método diagnóstico avançado e bastante seguro que não utiliza radiação ionizante, isto é, não utiliza raios X. A imagem é formada através da combinação de um forte campo magnético (como um imã) com ondas de radiofrequência, de forma indolor e não invasiva. 

Para o maior conforto do paciente, a Quanta Diagnóstico por Imagem possui um equipamento de Ressonância Magnética extremamente moderno e que permite a realização de técnicas avançadas com muita rapidez, além de apresentar largura interna de 70 cm de diâmetro, uma das maiores do mercado.

As seguintes informações são importantes para a realização da Ressonância Magnética

No momento da marcação do exame é imprescindível informar se tem:

Marca-passo cardíaco
Desfibrilador/cardioversor implantado
Clipes de aneurisma
Implante coclear ou implante no ouvido
Implante ou dispositivo eletrônico para neuroestimulação
Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
Fixadores ortopédicos externos

Pacientes com marca-passo cardíaco devem verificar com o fabricante e/ou técnico responsável pelo dispositivo se pode entrar na sala de Ressonância Magnética e se esse é compatível com a realização do exame. Caso seja compatível, o exame pode ser realizado, porém, deve ser acompanhado pelo técnico responsável pelo dispositivo, com documentação (carteirinha) do dispositivo contendo as informações técnicas.

No caso de clipe de aneurisma, implante coclear ou implante no ouvido e implante ou dispositivo eletrônico para neuroestimulação, além da documentação (carteirinha) do dispositivo contendo as informações técnicas, o exame deve ser acompanhado de uma carta do médico solicitante/responsável atestando a segurança para a realização do exame.

Caso o dispositivo não seja compatível, o paciente deve trazer a documentação para que a compatibilidade com o exame de ressonância seja verificada pela nossa equipe técnica.

No momento da marcação do exame, informar também se tem algum outro tipo de material metálico no corpo e qual é esse material (por exemplo: clipe, implante, dispositivo eletrônico, estimulador, prótese, fragmento de metal, objeto ou fragmento metálico nos olhos) e  descrever por escrito esse material.

Alguns materiais metálicos que são permitidos para a realização do exame:

Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
Derivação ventriculoperitoneal
Dispositivo intrauterino (DIU)
“Stents” intravasculares (como “stent” coronariano, por exemplo)
Tatuagens e maquiagem definitiva – nesse caso, é indicado esperar pelo menos 30 dias após sua realização para fazer o exame

Ainda no momento da marcação do exame, informar se apresenta uma ou mais das seguintes condições:

Doença/insuficiência renal aguda ou crônica
Faz diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal)
Já fez cirurgia/transplante renal?

Caso tenha uma ou mais das condições mencionadas acima, trazer, no dia da realização do exame, um exame de creatinina recente (de até 30 dias antes da realização do exame de ressonância magnética).

Preparo

Chegar à clínica 30 minutos antes da hora marcada para a realização do exame. Essa antecedência é fundamental, caso contrário haverá risco de impossibilidade de realização do exame
Não há necessidade de suspender medicamentos de uso regular
Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo até 1 (uma) hora antes do exame, na dosagem em que está habituado
Recomendado jejum de 2 (duas) horas antes da realização do exame (Caso não seja possível realizar jejum, o exame pode ser marcado sem restrição alimentar)
Não ingerir cafeína por 24 horas (Café ou chá, refrigerante, chimarrão e medicamentos com cafeína)
Recomendado não usar cremes ou óleos corporais no local a ser examinado
Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal, que deverá permanecer até o final do procedimento
Este exame deve ser evitado em gestantes no primeiro trimestre de gravidez (até 12 semanas), sendo realizado somente em casos específicos, com estrita necessidade. Caso tenha dúvida se está grávida, é preciso confirmar com a realização do exame de beta-HCG sanguíneo. Para mais informações, entre em contato com a equipe da Quanta.
Mulheres que estejam amamentando não precisam interromper o aleitamento materno. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe da Quanta
Em alguns casos é necessário utilizar contraste para a realização do exame. Por isso, pacientes alérgicos ao contraste gadolínio devem comunicar esse fato para a equipe técnica antes da realização do exame
Em caso de claustrofobia ou impossibilidade de permanecer imóvel durante o exame, pode ser necessário marcar o exame com anestesia. Entrar em contato com a clínica com antecedência para esse agendamento
Para agilizar o atendimento, imprimir, em uma só cópia, o Termo de Consentimento para Ressonância Magnética (enviado por e-mail), ler com atenção e trazê-lo preenchido no dia do exame, que deve ser agendado com antecedência
Será necessário responder um questionário técnico de segurança e com informações clínicas importantes para seu exame


Peso máximo suportado pelo equipamento: até 250 kg

Exames anteriores que devem ser trazidos
Ultrassom
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Outros exames da região a ser avaliada (por exemplo, cintilografia, endoscopia, biópsia, entre outros)

Durante o exame
Devido ao poderoso campo magnético para realização das imagens, a presença de objetos metálicos dentro da sala de exames pode ser perigosa para o paciente e/ou causar interferência na qualidade do seu exame.

Antes de entrar na sala de Ressonância Magnética, é imprescindível remover todos os objetos metálicos do corpo, incluindo aparelhos auditivos, próteses dentárias, chaves, telefone celular, moedas, cartões de crédito, óculos, prendedores de cabelo, joias/bijuterias (como brincos, anéis, correntes), piercings, clipes metálicos, canetas, ferramentas, vestimentas com prendedores de metal, entre outros.

Objetos metálicos soltos também são proibidos na sala de exame, pois o imã da Ressonância Magnética está sempre ligado, mesmo durante os períodos em que os exames não estão sendo realizados

Será necessário trocar as suas roupas por uma roupa própria para a realização do exame. Você terá um armário com chave para guardar seus pertences.

Seu questionário, informações clínicas e pedido médico serão revisados pelo médico radiologista que irá orientar e acompanhar o seu exame.

O aparelho de Ressonância Magnética emite ruídos durante a realização do exame, por isso, disponibilizamos protetor auricular para o conforto e segurança do paciente. 

Para a realização do exame, o paciente fica deitado confortavelmente em uma maca e será posicionado no equipamento para avaliação da região de interesse. É necessário permanecer imóvel, deitado no aparelho, dentro de um túnel aberto nas duas extremidades.  O paciente é observado durante todo o exame e permanece com uma campainha na mão, caso tenha necessidade de se comunicar ou chamar o técnico.

Dependendo da região a ser estudada, pode ser solicitado ao paciente segurar respiração durante alguns segundos. Nossa equipe dará mais orientações com relação a isso no momento do exame.

Pode ser necessária a utilização de meio de contraste por via venosa, oral, vaginal e/ou retal, para melhor caracterização de achados normais e eventuais alterações. Essa decisão é tomada pelo médico radiologista que acompanha o exame, de forma individualizada para cada paciente. O meio de contraste utilizado por via venosa é o gadolínio (não contém iodo). Esse meio de contraste é bastante seguro e um dos mais modernos entre os contrastes atualmente disponíveis no mundo para ressonância magnética e a incidência de reações adversas é muito rara. 

Para exames do abdome e da pelve também é necessária a utilização de um medicamento antiespasmódico endovenoso para reduzir temporariamente o movimento intestinal. 

Duração do exame
Entre 30 a 45 minutos por região analisada

Após o exame
Não há nenhuma restrição, apenas é indicado beber muito líquido caso tenha feito uso de contraste (a não ser que haja restrição por ordem médica). Caso tenha reações anormais, entrar em contato com a Quanta e/ou procurar serviço médico de urgência.

ESTE EXAME É REALIZADO SOMENTE COM SOLICITAÇÃO MÉDICA. É IMPRESCINDÍVEL TRAZER PEDIDO MÉDICO COM AUTORIZAÇÃO/LIBERAÇÃO, CARTEIRA DO CONVÊNIO E DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO.


Caso ainda tenha alguma dúvida, a nossa equipe de atendimento terá prazer em atendê-lo de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 16h, pelo telefone (41) 3362-9778.


Corpo Clínico

Uma equipe multidisciplinar formada por médicos especialistas de variadas áreas da saúde.

Quanta Diagnóstico por Imagem

Rua Almirante Tamandaré, 1000 - Alto da XV
Curitiba/PR

Telefone

+55 41 3362-9778